Duração: 90
minutos
Objetivos:
·
Estimular a linguagem oral e corporal á
partir da dramatização;
·
Utilizar a literatura como recurso para
desenvolver, no aluno, a interpretação e a oralidade.
Metodologia:
1º
Momento: Atividade de rotina
2º
Momento: Roda de conversa, cantar as músicas O porquinho é
sujinho; Eu sou o lobo mau. Estas músicas vão conduzindo os alunos ao tema a
ser trabalhado, dando de forma lúdica, um incentivo a participação de todos.
O porquinho é sujinho
O
porquinho é sujinho e na lama vai brincar,
Rola,
rola o dia inteiro e só para pra almoçar,
Ele
é muito engraçado, ele é mesmo uma parada,
Seu
rabinho é saca-rolhas, seu nariz é uma tomada.
Quando
ele fica grande, ele fica pesadão,
Vai
sair do chiqueirinho e vai parar na Perdigão,
Vai
virar um salsichão, pra comer com pão!
Eu sou o lobo mau
Eu
sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau,
Que
pega as criancinhas pra fazer mingau!
3º
Momento: Contação de história
Montar
os personagens da história Os três porquinhos, a história é confeccionada com
casas de palha, madeira e material, com árvores e os personagens em EVA, todos
com suporte para ficar em pé no chão. Contar a história a eles, dramatizando-a
e no final explorar bem as acontecimentos, questionando os alunos.
Deixar
que os alunos peguem nos personagens e
nas casas e árvores para sentirem de que material elas são feitas.
A imagem abaixo é uma foto real da história
dos Três porquinhos que foi confeccionado pela professora e autora do Blog Roseli.
4º Momento: Cenário para o teatro
Pegar três pedaços médios de papel pardo, gravetos de madeira ou palitos, palhas de milho e canetões marrom para “fazer” as casa de madeira, palha e material. Dispor de avental e máscara dos três porquinhos, da mamãe e do lobo.
5º Momento: Hora do teatro
Os alunos irão vestir o avental e máscara dos porquinhos, da mamãe e do lobo e dramatizar a história contada, podendo mudar sua versão se preferirem. Auxiliar os alunos que são mais tímidos a se soltarem. Ir trocando os alunos para que todos participem.
6º Momento: Brincadeira
Em círculo, fazer a brincadeira: Vamos passear na floresta? Enquanto o grupo canta, um fica escondido interpretando o lobo. Esta brincadeira proporciona a participação em grupo e individual, possibilita a oralidade, a interpretação, a desinibição e o desenvolvimento motor, além de ser divertida.
Vamos passear na floresta?
Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem!
Nós vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem!
__ Seu lobo está?
__Estou! E estou tomando banho!
Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem!
Nós vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem!
__ Seu lobo está?
__Estou! E estou me secando!
Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem!
Nós vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem!
__ Seu lobo está?
__Estou! E estou vestindo a cueca!
E assim continua, o lobo veste a calça, a camisa, a gravata, penteia o cabelo, vai acrescentando outras coisas de acordo com o gosto das crianças e no final depois de pronto ele sai correndo atrás dos alunos. Opa! Mas não é para comê-los e sim pegar frutinhas!
7º Momento: reflexão
Com a história dos três porquinhos podemos perceber a importância do fazer as coisas bem feitas por meio de um trabalho honesto, seja nas atividades na escola, como em qualquer outro lugar, é importante deixar que as crianças percebam isto de forma natural, sem dar lição de moral.
8º Momento: Filme Os três porquinhos
Material utilizado: personagens da história confeccionada em EVA, casinhas de madeira, palha e “material”, papel pardo, palitos, palhas, canetão, máscaras de papel, avental de TNT, DVD e aparelho.
Avaliação: observar se houve um desenvolvimento corporal e oral na hora de dramatizar, se conseguiram representar conforme a história, se houve inovação e criatividade na hora de fazer, perceber e considerar as facilidades ou dificuldades dos alunos, respeitando as especificidades de cada um.
Plano de aula elaborado por Roseli dos Santos
Adorei seu plano de ensino, pois a uma grande gama de atividades ludicas, sendo que a ludicidade é uma necessidade em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural da criança
ResponderExcluirRoseli, adorei seu plano de aula! Ficou muito legal e tenho certeza que teus alunos devem ter amado! Tomarei a liberdade de utilizá-lo, adaptando a necessidade dos meus alunos! Um Beijo
ResponderExcluirFoi bom seu plano de aula, com certeza seus alunos adoram essa professora, pois foi uma aula muito criativa e instigante. Parabéns.
ResponderExcluirAdorei seu plano de aula, você teve ideias muito criativas. Parabéns.
ResponderExcluirParabéns pelo seu planejamento! Adorei e com certeza seus alunos também adoraram, pois tudo o que envolve o lúdico eles amam.
ResponderExcluir